Qual é o Propósito do seu Negócio?

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QUAL É O PROPÓSITO DO SEU NEGÓCIO?
“EXISTEM LÍDERES E EXISTEM AQUELES QUE LIDERAM. LÍDERES OCUPAM UMA POSIÇÃO DE PODER E DE INFLUÊNCIA. OS QUE LIDERAM NOS INSPIRAM”

Você sabe qual é o propósito do seu negócio? Qual a razão de você ter aberto a sua empresa? Estamos tão acostumadas a fazer o QUE precisa ser feito no dia a dia e nos esquecemos de trazer a essência, o PORQUÊ fazemos o que fazemos. Os líderes inspiradores são aqueles que são guiados pelo PROPÓSITO!

Essa construção é demonstrada pelo autor, Simon Sinek, através do conceito que ele chama de Golden Circle. Primeiro você deve buscar o PORQUÊ, depois se preocupar com O QUÊ e COMO será feito. “O objetivo de uma empresa não deveria ser fazer negócio com qualquer um que simplesmente quer aquilo que você tem a oferecer. Deveria ser se concentrar em pessoas que acreditam no que você acredita”.

Você já se perguntou: Qual é o seu papel como líder protagonista da sua empresa? O que te motiva a ficar? O que te motiva a fazer o que você faz? O faz o seu coração bater mais forte?

A resposta não pode ser dinheiro pois ele é uma consequência!

Fazendo uma breve explicação do Golden Circle, todos nós sabemos O QUÊ fazemos. Todos somos capazes de descrever o nosso produto ou serviço. Alguns sabem COMO fazem o que fazem, e, este “como” é usado como uma forma de se diferenciar, destacar o seu produto ou serviço. Muitos acham que o “como” é a chave, o motivo da mágica da venda acontecer. Ocorre que, a mágica na verdade está no “porquê”. São poucos os que conseguem ter clareza do PORQUÊ fazem o que fazem.

“Não importa aonde vamos, confiamos naqueles nos quais somos capazes de perceber valores ou crenças comuns”.

A maioria das empresas ou empreendedores fazem a sua comunicação de fora para dentro do círculo, ou seja, começam explicando “o que”  fazem, porque é mais simples de explicar e se expressar desta forma. “Nós dizemos O QUÊ fazemos, ás vezes dizemos COMO fazemos, mas raramente dizemos POR QUE fazemos O QUE fazemos”.

Os líderes, não os líderes comuns, aqueles que inspiram realmente, fazem a sua comunicação ao contrário, ou seja, comunicam de dentro para fora do círculo! Primeiro eles começam com o “porquê“, pelo motivo da empresa existir, qual a bandeira que ela levanta, qual a causa e o propósito da sua existência. Como grande exemplo está a Apple, o seu propósito é a quebra do status quo e não a simples venda de eletrônicos.

A Apple conecta pelo seu propósito, pela sensação de pertencimento que ela traz aos seus clientes. O que faz uma pessoa tatuar uma marca por exemplo? A resposta para essa pergunta está na emoção, na sensação e pertencimento que aquela marca significa! A Harley Davidson é exemplo disso, pois muitas pessoas tem a marca tatuada no corpo! Ela simplesmente vende liberdade, vende a sensação e o pertencimento daqueles que tem o espírito livre. Caso amanhã a empresa queira vender guarda chuvas amanhã, seu propósito vai continuar sendo liberdade, e, muito provavelmente terão sucesso nas vendas dos guarda chuvas, pois começaram pelo “porquê”, pelo propósito!

A explicação para tudo isso está na nossa biologia, pois “Não importa aonde vamos, confiamos naqueles nos quais somos capazes de perceber valores ou crenças comuns”. Então convido você, que é líder e protagonista da sua empresa, para refletir sobre o seu PROPÓSITO!

E para você, que ainda não abriu sua empresa, aproveite e comece pelo porquê! Pois, como dito anteriormente, um propósito forte, aliado a vários outros fatores é a fonte de sucesso!
A base para os conceitos e citações tem fonte base no livro COMECE PELO PORQUÊ de Simon Sinek, recomendamos a leitura!

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