As 3 identidades no mundo dos negócios

mito do empreendedor

As 3 identidades no mundo dos negócios

Você sabia que existem 3 identidades no mundo dos negócios? Ou melhor, sabia que todo empreendedor tem três personalidades dentro de si? Neste post eu vou te explicar cada uma, para que você possa identificar qual delas predomina em você!

Quando entramos no mundo dos negócios, estamos tomados pela visão do empreendedorismo, diante da realização de um sonho e transbordando um sentimento: A liberdade de dependermos de nós mesmos, não é mesmo?

Como era sua vida antes de abrir o seu negócio? Se ainda não abriu uma empresa, como está a sua vida neste momento?

Geralmente o estopim gerador desta mudança, da aventura de empreender, vem do fato de realizar um trabalho técnico, ou seja, atuar como contadora, médica, arquiteta, engenheira, designer, cozinheira, cabeleireira, advogada ou mesmo ser uma vendedora.

O fato é que, este trabalho técnico era ou é realizado para outra pessoa, um chefe talvez? Uma empresa que te contratou para atuar no que você sabia fazer de melhor, e aí, surgem as perguntas: Eu estou sendo valorizada aqui? Porque eu estou trabalhando tanto para essa pessoa? Bem-vinda! O bicho do empreendedorismo te picou!

Por um tempo a adrenalina toma conta do dia a dia, com o passar do tempo, “O gosto pela escalada dera lugar ao pavor de altura”. Nas palavras de Aldous Huxley – “Eles se intoxicam de tal forma com o trabalho que não veem como realmente são.”

O que acontece é um desequilíbrio entre as 3 identidades que todos temos dentro de nós.

A Personalidade Empreendedora

A personalidade EMPREENDEDORA transforma a condição mais trivial em oportunidade excepcional.

A personalidade empreendedora é aquela que foi o estopim, ela foi o motivo, ou será o motivo da abertura de um negócio. Ela é visionária, enérgica, ela é fonte de imaginação e criatividade. Com ela as mais variadas possibilidades são pensadas, a mente empreendedora vive no futuro. As mudanças que ocorrem quando este tipo de personalidade atua!

Ponto negativo? Temos! A personalidade empreendedora pode ficar tanto na criação, no pensamento, na abundancia de possibilidades que pode esquecer de: como podemos fazer isso dar certo? Como isso pode ser resolvido na prática?

A Personalidade Administradora

A personalidade ADMINISTRADORA é pragmática. Sem o administrador, não haveria planejamento.

Em contrapartida, a personalidade Administradora vai trazer a base do que precisa ser feito, o planejamento! Qualquer ato dentro de um negócio precisa minimamente de um plano, uma previsão. Para que as expectativas do empreendedor possam ser realizadas, um bom plano seguindo uma ordem, serve para isso!

O que pode ter de ruim nisso? O administrador acaba por se apegar demais ao plano, ao que já existe, vive no mesmo status, olha as mudanças de certa forma como problemas, porque é muito pragmático e vai necessariamente buscar uma ordem.

A Personalidade Técnica

O TÉCNICO sabe que, se não fosse por ele, haveria muita gente pensando e ninguém realizando.

Por último, mas não menos importante, está o técnico. E geralmente é esta a personalidade dominante em muitos de nós empreendedores. Esta é a personalidade central de uma sociedade, somos basicamente técnicos! O técnico costuma assumir o controle do fluxo de trabalho, ele muito raramente delega tarefas. “Quer bem feito, faça você mesmo” “o que importa é botar a mão na massa e ponto”, “não vou parar até finalizar isso aqui”.

Esse tipo de postura acaba nos remetendo a uma VERDADEIRA MENTIRA: O dinheiro vem com trabalho árduo! Com tarefas quase sub-humanas, com muito esforço, e dificuldade para alcançar. Ele não pensa ou divaga muito, questiona o motivo das mudanças ou inovações.

Para ter sucesso como empreendedor não basta entender DO negócio. É preciso entender DE negócios

O ponto central disso tudo é que todos nós temos estas três identidades, basta sabermos qual é aquela que mais predomina em nós. Você já sabe qual que mais atua em você?

O importante é saber que precisamos ter o equilíbrio delas, um empreendedor não faz nada sozinho! O que seria dele sem o administrador para verificar a rota, por ordem na coisa toda, e verificar as possibilidades dessas estratégias?

Por outro lado, de que serviria tudo isso sem alguém para botar a mão na massa? Quem vai levantar sua bandeira, vestir sua camisa e fazer acontecer? Quem está ou estará com você nas trincheiras? O técnico é basilar em um negócio!

Se quiser que a sua empresa mude, mude você primeiro.

O autoconhecimento é a fonte para o aprimoramento. Você só consegue fazer as mudanças que precisa quando você se conhece. A perfeição não existe, mas a busca pela excelência é algo a ser encorajado! E nesta trajetória, se você tiver um PORQUE bem definido, um PROPÓSITO forte, isto trará a coragem que você precisa, lembrando é claro, que ninguém faz nada sozinho.

Um propósito, vários planos, a soma das suas qualidades com os pontos fortes da sua equipe e um bom assessoramento, vão fazer o seu negócio decolar!!!

 

A base para os conceitos e citações tem fonte base no livro O MITO DO EMPREENDEDOR de Michael E. Gerber, recomendamos para nossos clientes lerem e para você também!

Posts Relacionados