assessoria jurídica empresarial - assessoria jurídica - advogado empresarial - advogado de empresa - direito empresarial - diagnóstico jurídico

5 benefícios da assessoria jurídica empresarial

Muitos não sabem, mas ter uma assessoria jurídica auxiliando em cada decisão, é a melhor escolha que pode-se fazer para garantir a prosperidade de um negócio! Neste post trago 5 benefícios da assessoria jurídica empresarial, para você entender melhor os motivos de ter um acompanhamento em cada passo da empresa.

Mas antes, gostaria de convidar você para uma reflexão, respondendo a seguinte pergunta: Quando devo contratar um advogado?

Provavelmente você pensou, “devo contratar um advogado quando eu tiver algum problema” Sim, os advogados são vistos desta forma! Mas, felizmente tenho que discordar de você e dizer que esta é uma visão distorcida, que foi criada ao longo do tempo. Na verdade, o maior papel de um advogado é EVITAR PROBLEMAS. Isso mesmo! Claro que, também preciso admitir, que infelizmente muitos de nós talvez realmente só saibam resolver problemas que já existem.

Porém, um bom advogado é aquele que pensa nos vários cenários, reflete sobre os possíveis problemas que uma decisão pode ocasionar, e, por este motivo, também é ele que trará as mais variadas soluções. Resolver um problema é bom, mas prever um problema é uma arte! Assim, diante dos possíveis cenários apresentados, cabe a você, empresário, apenas escolher qual risco está disposto a correr. Isso não é ótimo?

Bom, agora que você já percebeu qual papel de um bom advogado, vai entender os motivos de ter uma assessoria jurídica para sua empresa.

1 –  segurança

Este é o primeiro motivo pelo qual vale a pena ter uma assessoria. Sem segurança dos passos, das decisões, sem a certeza do caminho a percorrer, empreender se torna ainda mais difícil. Já diria Marco Bini: “Ao empreender você assina um contrato invisível que diz: eu sou responsável por mim mesmo, pela minha empresa e pela minha evolução. Você será seu chefe, seu líder e seu próprio cliente”. Imagine ainda estar nesta jornada sem apoio e segurança, como seria?

Você só está seguro quando confia, e só confia quando compreende. Assim, é essencial ter o auxílio de profissionais que falam a sua linguagem, que se expressam de maneira simples, clara e objetiva, trazendo a clareza que você precisa e segurança na tomada de decisões.

2- redução de riscos

Que empreender envolve correr riscos, isso todos nós já sabemos. Mas, além do risco da atividade, o risco jurídico deve ser analisado. Sim, todo negócio tem risco jurídico, e as vezes o risco está em não seguir uma lei específica. Existe também o risco de ações judiciais envolvendo funcionários, fornecedores, o governo, clientes, ou seja, impactando diretamente nos objetivos, faturamento e crescimento da empresa.

Uma assessoria vai reduzir estes riscos, trazendo clareza para que você possa medir e analisar quais deles podem ser reduzidos ou mitigados. Porque cada fase do negócio exige uma resposta diferente, tem um risco diferente, e saber em qual momento tomar a decisão certa é fundamental. Saber quais riscos vale a pena assumir não tem preço!

3 – economia de tempo

O empreendedor precisa focar o tempo todo no crescimento do negócio, não é mesmo? Ser multitarefas é fenomenal, porém, temos que admitir que não tem como dar conta de todos os assuntos que envolvem uma empresa. Portanto, ter profissionais de confiança que entendam o negócio, dando o suporte necessário, automaticamente isto gera ganho de tempo!

Tempo que você perderia tentando achar uma solução ou até mesmo tempo desperdiçado respondendo alguma ação judicial, por alguma falha que você não previu ou falta de conhecimento. Sem contar no desgaste emocional e na perda do foco no que é realmente importante, como por exemplo “aprender a ser líder, um bom comunicador, excelente vendedor e ter um excelente relacionamento interpessoal…

4 – redução de custos

Como dito, a assessoria irá atuar na prevenção de riscos judiciais nos diversos setores de uma empresa. Logo, desde contratação, demissão de funcionários, contratos com prestadores de serviço, fornecedores, clientes e consumidores, assim como o planejamento tributário, para que a empresa não pague impostos desnecessários, tudo é feito visando a proteção e redução de custos para empresa.

Desde o momento de abertura, adequação, recuperação de créditos, auxílio em negociações e proteção de dados. Ou seja, todo o trabalho de assessoria busca diminuir os gastos de um negócio com planejamento e decisões assertivas. Pois já diria Napoleon Hill “O plano mais seguro é não depender da sorte”.

5 – soluções estratégicas

Já pensou quanto custa a perda de oportunidade? Nós “pagamos uma taxa” quando não sabemos de algo, perdemos dinheiro ou deixamos de ganhar. A falta de conhecimento impede muitos negócios de prosperar. Por que digo isso? Porque quando nos colocamos no papel de aprendiz  e assumimos que não temos todas as respostas, nós podemos pedir ajuda! Neste texto aqui no blog: O empreendedor na jornada do herói um dos passos é buscar um mentor, neste caso, profissionais qualificados que irão dar base de apoio na sua caminhada.

Assim, com conhecimentos e habilidades diversas, o papel da assessoria é garantir soluções estratégicas! Robert T. Kiyosaki autor do livro “Pai rico Pai Pobre” fala sobre a necessidade de ter bons profissionais a seus serviços, já que eles trarão o conhecimento até você. “Eu tenho muitos professores diferentes, mas eles não estão na escola, eles estão fazendo o que é real. Meu contador faz contabilidade de verdade, assim como meu advogado.”

Com a orientação correta, você não vai mais perder tempo, dinheiro e energia com aquilo que não te faz bem. Assim, vai poder trilhar o seu caminho com confiança e segurança em cada passo, seja nos negócios ou na vida particular.

Quer saber mais sobre o universo empresarial? Então acesse as playlists descomplicando o direito empresarial e descomplicando o empreendedorismo no nosso canal Descomplicando o Direto no YouTube e fique por dentro!

Posts Relacionados