Quando abrir sua empresa?

Quando abrir sua empresa - Planejamento de Abertura - Direito Empresarial - Escritório de Advocacia

Quando abrir sua empresa?

Você quer ter sucesso em sua empreitada como um grande empresário e garantir o crescimento da sua empresa? Talvez isso tenha a ver com você empresário e sua busca por conhecimento, propósito e desenvolvimento pessoal, que começa ao abrir sua empresa.

No canal do youtube eu já comentei com a Ju e com a Pati sobre a relação do empreendedorismo com o autoconhecimento, assista aqui. E é nesse fluxo de aprender mais sobre si mesmo que o seu negócio irá prosperar.

Uma empresa é o reflexo do seu dono! Decore isso. Se a empresa não está indo bem é porque o dono não está bem, não está integro em sua posição como empreendedor. Muitas vezes ao ajudar alguns empresários a primeira coisa que percebo é o quão engajado ele está com seu projeto e reitero aqui que não tem nada relacionado com a quantidade de horas trabalhadas. O que eu analiso é a vontade, a conexão e o propósito!

Hoje, vamos falar sobre abertura da sua empresa, seu propósito e o seu desenvolvimento como líder do seu negócio a partir dos seus próprios desafios.

Quando abrir sua empresa?

Ontem em uma palestra para um escritório de contabilidade em São Paulo eu fui questionado sobre o momento ideal para abrir uma empresa, pois a taxa de mortalidade dos negócios no mundo é muito alta. Ocorre é que a maioria das pessoas abre uma empresa com um único propósito: ganhar dinheiro. E vem seguida de uma vontade maior, gastar dinheiro.

Não falo que fazer dinheiro é ruim não, aliás eu AMO dinheiro. Adoro receber, investir e gastar com coisas boas! Porém, uma empresa que nasce somente sobre o pilar financeiro não tem propósito e o empresário não conseguirá seguir em uma jornada que exige muito crescimento pessoal e profissional. O dinheiro, na verdade, não é um fim que buscamos realmente.

O que eu vejo como interessante na hora de abrir uma empresa é usar a palavra que está ficando banalizada pelo excesso de uso, mas é a fonte do início da materialização: Propósito! A gente investe nosso tempo e nossa energia por algo maior do que a gente.

O escritório da Severo & Scalco – Advocacia, por exemplo, tem o propósito de mudar o conceito de que o direito é só contencioso (quando o problema já existe) para um direito preventivo (quando analisa os diversos cenários e protege o cliente ou a negociação de futuros imprevistos), e mais do que isso para uma atuação da advocacia focada na prosperidade e expansão de seus clientes. Eu sou prova viva dessa intenção delas ao me ajudarem nas decisões jurídicas e de negócios para a minha empresa.

A Apple, que você deve conhecer, tem o propósito de quebrar o Status Quo, de inovar e trazer produtos tão inovadores que muda, literalmente, o estilo de vida do planeta. Lembre do mundo pré-iphone e compare com os dias atuais.

A SpaceX, a empresa que provavelmente nos colocará em Marte nos próximos anos do Elon Musk, é uma empresa que só consome dinheiro, porém o propósito é tão forte que ela continua suas atividades com as melhores mentes do mercado aeroespacial para proporcionar essa possível mudança para a humanidade.

Entende como Propósito é um item importante? É ele que faz um empresário no auge das suas dificuldades financeiras, emocionais e mentais conseguir continuar e encontrar a solução daquilo que busca.

E o momento ideal? você não falou.

Eu tinha que trazer um contexto para você. Agora que entende o poder dessa palavra que pode ser entendida como “a razão para levantar da cama“, que sua falta é responsável pela maioria dos casos de depressão, que sua presença é conhecida por trazer poderes extraordinários para pessoas comuns, uma empresa deve ser aberta após os seguintes questionamentos preenchidos.

O que eu quero transformar no mundo?

Uma empresa é um agente de transformação do mundo, se ela não causa nenhuma transformação ela não vende. Simples assim. Você como consumidor compraria algo que não muda sua vida de alguma forma? A indústria da moda trabalha autoestima e amor próprio, a indústria automobilística transforma nossa capacidade de se locomover, a indústria da beleza nos ensina a ver o melhor de nós mesmos, a indústria alimentícia garante nossa sobrevivência e assim por diante. Cada indústria tem um propósito e cada empresa age de uma forma diferente. Então defina o que você quer transformar no mundo?

Busque na internet sobre IKIGAI ou leia o livro Comece pelo por quê do Simon Sinek.

Como eu pretendo servir os meus clientes?

Agora que definiu o seu motivo, seu propósito ou o seu por quê, está na hora de definir como fará isso? Aqui você terá várias decisões para tomar, como faria em um plano de negócios.

Atenção: Não morra em cima do seu plano de negócios, pois é bem provável que ele se altere constantemente nos primeiros anos. Você percorrerá muitos desafios e vivenciará novas descobertas que algumas coisas que pensou no início podem não fazer sentido durante o meio da caminhada.

    • Como eu vou comunicar a minhas mensagem e da minha empresa?
    • O que eu vou fazer com constância para comunicar meus ideais, produtos e serviços?
    • Como eu irei servir várias pessoas de uma única vez, poucas pessoas de uma única vez e, talvez, uma pessoa de cada vez?
    • O que eu quero que as pessoas sintam e pensem quando estão em contato com meus produtos ou serviços?
    • Como eu posso ganhar dinheiro com isso? Pense em umas 7 possibilidades.
    • Onde eu quero vender meus produtos ou serviços?
    • Quem eu quero atender?
    • Quanto eu irei cobrar e quais os formatos de pagamento?
    • Onde eu irei atuar?

Aqui cabem vários questionamentos. Para te ajudar leia e FAÇA as atividades do livro: Business Model Generation. É o método mais simples que conheço para arquitetar rápido um negócio e já começar a testar! Há cursos também, caso não consiga fazer sozinho.

O que eu imagino funciona?

Esse é um erro muito grande. As pessoas abrem suas empresas sem testar seus produtos e serviços. Teste antes de começar todo o processo burocrático. Aprenda a negociar com fornecedor e garantir amostras antes do contrato assinado. Aprenda a vender seu serviço e teste para ver o resultado e obtenha feedbacks. Aprenda a vender sua ideia! Não é só no Shark Tank que você tem que vender. É diariamente para cada cliente, parceiro e fornecedor.

Os fornecedores querem seu CNPJ para poder começar a negociar e toda a documentação da sua empresa, o que fazer? Uma boa ideia é desenvolver sua habilidade em vendas e negociação. Um empresário que se mostra confiante, compromissado e com caráter, será visto pelos fornecedores como uma boa aposta e conseguirá o que quer. Inclusive há a oportunidade do fornecedor ou parceiro comprar sua ideia e você ter um investidor inicial, reduzindo suas custas pessoais para abertura do negócio.

O primeiro cheque foi assinado?

Para mim uma empresa só pode ser aberta quando você já tem o seu primeiro cliente! Sim, o primeiro cliente pagante. Com ele você fecha o acordo de produção, explica que há um tempo de desenvolvimento e que irá demorar um pouco para entregar, mas que ele assine o primeiro cheque. Fechando esse acordo corra para seus advogados para fazer o seu contrato social, vá no seu contador para abrir a empresa com os órgãos públicos e comece a entregar o que o seu cliente pediu, seja serviço ou produto.

Se você tem investimento externo para construir sua fábrica, sua loja, seu salão ou o que for e que precise ser construído antes, aí pode começar a acelerar o processo burocrático. Se você conseguiu vender a ideia para um investidor, isso significa que há um potencial de vender para o cliente final muito mais fácil, então pode seguir o jogo.

Lembre que opinião de amigo e parente que não investe 1 centavo no seu negócio, não é opinião verdadeira. A única opinião que deve contar é a de quem está investindo dinheiro ou tempo na construção da sua empresa, que é a materializadora do seu propósito.

Quando não abrir uma empresa

Jamais abra uma empresa nas seguintes condições:

  • Precisando de Dinheiro – Essa será uma empresa que vai custar muito para crescer e você não conseguirá alavancar, pois o dinheiro que a empresa ganha você irá pegar para si. Dinheiro é o sangue da empresa, se não deixar fluir internamente a empresa adoece e morre.
  • Está sem Emprego e não vê outra opção – Não faça isso, pois irá investir suas economias e você se tornará o empregado da própria empresa, trabalhando muitas vezes sem lucro.

Existem grandes exceções e você pode ser uma delas, mas essas exceções eram dotadas de um propósito inabalável junto. Lembra que o propósito pode dar forças sobre humanas para pessoas comuns?

O desenvolvimento do empresário

Empreender irá exigir de você um comprometimento com seu autodesenvolvimento. Você terá que aprender a ser líder, um bom comunicador, excelente vendedor e ter um excelente relacionamento interpessoal, por exemplo. Empreender é um jogo onde seu desafio é entender as regras do jogo e se adaptar a cada passo.

Ao empreender você assina um contrato invisível que diz: eu sou responsável por mim mesmo, pela minha empresa e pela minha evolução. Você será seu chefe, seu líder e seu próprio cliente. Ninguém fará por você. Se você parar de evoluir a empresa para. Se você parar de estudar a empresa estanca seu crescimento. Então abra tua consciência para que estudar será sua rotina, aplicar seu conhecimento será o combustível do teu foguete.

Espero que esse post faça sentido para você e que te ajude a refletir sobre o teu momento e papel como empresário.

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