QUAL O CUSTO DO REGISTRO DE MARCA E ONDE ELE É FEITO

qual o custo do registro de marca e onde ele é feito?

Você já deve ter se perguntado ou até mesmo pesquisado o custo do registro de marca, não é mesmo? Bom, eu posso te afirmar com a mais absoluta certeza que: Custa bem menos que trocar toda a sua marca e reeducar os seus clientes. Também custa menos que reestruturar o seu site, cartão, propagandas e marketing. Custa menos ainda do que pensar em um novo nome, logo e comunicação visual da empresa.

Isso mesmo! Neste texto aqui no blog eu contei uma triste história que vale a leitura:  Não registre sua marca e sofra como os irmãos MCDonald’s! Mas o que eu quero dizer com isso? Quero dizer que você deve pensar e acreditar na sua marca como um investimento! Mesmo agora enquanto ela ainda está na incubadora. É justamente neste momento que você precisa organizar toda a casa e apresentar aos seus clientes uma empresa bem estruturada, ainda que pequena. Isso lhes dará mais confiança, segurança e seriedade no negócio. Assim, com o passar do tempo a sua empresa vai crescendo assim como sua Marca.

custo ou investimento?

Dito tudo isso, sempre registrar a marca será um investimento! Mas, especificamente falando de valores, existem as taxas dentro do INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial, que é o órgão responsável pelo registro de marca. ATENÇÃO: A marca não está registrada quando você escolhe o nome da empresa ou o nome fantasia e vai na Junta Comercial do seu estado abrir a empresa. Sua marca também não está registrada quando você compra o domínio no .BR e tem hospedagem de site e e-mails. A MARCA SÓ ESTÁ REGISTRADA E PROTEGIDA QUANDO SE FAZ O REGISTRO NO INPI! 

Agora, voltando para as taxas no INPI, você quer uma boa notícia? As taxas não são tão altas e  Microempresas e Empresas de Pequeno Porte têm alguns descontos. Isso é muito bom, não é mesmo? Você paga com desconto se você for pessoa física, microempresa, empresa de pequeno porte ou MEI! Atualmente a GRU está no valor de R$142,00. Mas, é claro que, esse valor deve ser somado aos honorários de sua advogada, pessoa competente, com capacidade técnica para receber a tua marca, tua criação, e cuidar para você pelos próximos 10 anos de seu empreendimento. 

posso fazer o registro sozinho?

Não é pré-requisito ter advogada. Isso porque é possível fazer o pedido de registro da sua marca sozinho, porém, os procedimentos dentro do INPI podem parecer simples, mas, um enquadramento feito incorretamente pode causar a negativa do seu pedido! Neste vídeo, fica claro que uma pessoa com capacidade técnica e que conhece bem os mecanismos de funcionamento da plataforma facilita este processo!

Então, converse com um profissional competente para te auxiliar e te mostrar o passo a passo do registro da marca. Você irá entender cada taxa que o INPI cobra e por quê. Se você quer ajuda para registrar a sua marca e fazer isso corretamente, sem perder tempo e garantindo os tipos e classes corretas, entre em contato com a nossa equipe que nós vamos te explicar certinho como proteger este que é um dos patrimônios mais importantes da sua empresa: A SUA MARCA!

Quer outra notícia boa? O processo de registro de marca é feito no INPI totalmente on-line, ou seja, não importa em qual Estado do Brasil você está, o processo é eletrônico e pode ser acompanhado pelo profissional que você escolher em qualquer Estado. Ainda em dúvida? Então assista esse vídeo onde falamos 5 razões para você registrar a sua marca, bora?

Posts Relacionados