“EXISTEM LÍDERES E EXISTEM AQUELES QUE LIDERAM. LÍDERES OCUPAM UMA POSIÇÃO DE PODER E DE INFLUÊNCIA. OS QUE LIDERAM NOS INSPIRAM”
Você sabe qual é o propósito do seu negócio? Qual a razão de você ter aberto a sua empresa? Estamos tão acostumadas a fazer o QUE precisa ser feito no dia a dia e nos esquecemos de trazer a essência, o PORQUÊ fazemos o que fazemos. Os líderes inspiradores são aqueles que são guiados pelo PROPÓSITO!
Essa construção é demonstrada pelo autor, Simon Sinek, através do conceito que ele chama de Golden Circle. Primeiro você deve buscar o PORQUÊ, depois se preocupar com O QUÊ e COMO será feito. “O objetivo de uma empresa não deveria ser fazer negócio com qualquer um que simplesmente quer aquilo que você tem a oferecer. Deveria ser se concentrar em pessoas que acreditam no que você acredita”.
Você já se perguntou: Qual é o seu papel como líder protagonista da sua empresa? O que te motiva a ficar? O que te motiva a fazer o que você faz? O faz o seu coração bater mais forte?
A resposta não pode ser dinheiro pois ele é uma consequência!
Fazendo uma breve explicação do Golden Circle, todos nós sabemos O QUÊ fazemos. Todos somos capazes de descrever o nosso produto ou serviço. Alguns sabem COMO fazem o que fazem, e, este “como” é usado como uma forma de se diferenciar, destacar o seu produto ou serviço. Muitos acham que o “como” é a chave, o motivo da mágica da venda acontecer. Ocorre que, a mágica na verdade está no “porquê”. São poucos os que conseguem ter clareza do PORQUÊ fazem o que fazem.
“Não importa aonde vamos, confiamos naqueles nos quais somos capazes de perceber valores ou crenças comuns”.
A maioria das empresas ou empreendedores fazem a sua comunicação de fora para dentro do círculo, ou seja, começam explicando “o que” fazem, porque é mais simples de explicar e se expressar desta forma. “Nós dizemos O QUÊ fazemos, ás vezes dizemos COMO fazemos, mas raramente dizemos POR QUE fazemos O QUE fazemos”.
Os líderes, não os líderes comuns, aqueles que inspiram realmente, fazem a sua comunicação ao contrário, ou seja, comunicam de dentro para fora do círculo! Primeiro eles começam com o “porquê“, pelo motivo da empresa existir, qual a bandeira que ela levanta, qual a causa e o propósito da sua existência. Como grande exemplo está a Apple, o seu propósito é a quebra do status quo e não a simples venda de eletrônicos.
A Apple conecta pelo seu propósito, pela sensação de pertencimento que ela traz aos seus clientes. O que faz uma pessoa tatuar uma marca por exemplo? A resposta para essa pergunta está na emoção, na sensação e pertencimento que aquela marca significa! A Harley Davidson é exemplo disso, pois muitas pessoas tem a marca tatuada no corpo! Ela simplesmente vende liberdade, vende a sensação e o pertencimento daqueles que tem o espírito livre. Caso amanhã a empresa queira vender guarda chuvas amanhã, seu propósito vai continuar sendo liberdade, e, muito provavelmente terão sucesso nas vendas dos guarda chuvas, pois começaram pelo “porquê”, pelo propósito!
A explicação para tudo isso está na nossa biologia, pois “Não importa aonde vamos, confiamos naqueles nos quais somos capazes de perceber valores ou crenças comuns”. Então convido você, que é líder e protagonista da sua empresa, para refletir sobre o seu PROPÓSITO!