a sua empresa tem uma versão virtual?
Que o ano de 2020 trouxe um cenário até então inimaginável, isso ninguém discute. Ao mesmo tempo, diante das mudanças e incertezas uma coisa ficou clara, pelo menos para alguns: Estamos em uma nova era, A ERA DIGITAL. Na verdade estamos nela faz um certo tempo, mas, definitivamente 2020 potencializou tudo. Os conectados com astrologia falam da “Era de Aquário”, tecnologia, inovação, liberdade, uma mudança de consciência! O fato é que, o mundo mudou… e a forma de fazer negócios também. Então a pergunta que não quer calar é: A sua empresa tem uma versão virtual?
Se a resposta for negativa, este é um ótimo momento para você pensar sobre isso e se reformular! Independente do negócio, eu diria que a maioria pode se adaptar para uma versão online. Mas, você pode estar pensando agora, “muito ainda se faz no modelo tradicional, por que eu devo mudar?”
Sim, o modelo tradicional se mantêm, estamos acostumados com ele, mas temos que ter em mente que o mundo está caminhando para o online. Bom, Neil Patel afirma que “Cercados por informações de todos os lados, os consumidores estão acompanhando todas essas mudanças e entrando no ritmo delas. Por isso, simpatizam com empresas que atendem às suas exigências com agilidade e qualidade“.
É claro, nós sabemos que se reformular não é fácil, primeiro é necessário uma mudança de mindset, entender e aceitar as transformações. Mas eu posso te dizer que, oferecer seu produto ou serviço no digital é abrir as fronteiras e caminhar rumo ao crescimento e expansão do negócio.
Ainda não está convencido? Vou trazer alguns pontos:
alcance e acesso
A primeira vantagem que uma versão online vai te proporcionar é a “quebra de fronteiras”. Isso mesmo! Imagine o seu negocio local tomar uma proporção a nível Brasil ou ainda internacional? Não seria magnífico? A internet faz isso por você e eu posso afirmar por experiência própria!
Nosso escritório físico estava localizado em Florianópolis no Estado de Santa Catarina, onde atendíamos clientes nesta região. Quando nos transformamos para o virtual, ampliamos o nosso leque e hoje atendemos clientes de todos os lugares, em vários outros Estados. Assim, podemos levar nosso conhecimento e difundir o nosso propósito que é “descomplicar o direito” servindo e impactando o maior número de pessoas possíveis.
Sim, nós também podemos nos relacionar no online, as pessoas descobriram isso, ou melhor, reafirmaram o poder que tem um simples “click”. Os clientes buscam por comodidade, basta um acesso por celular, computador ou tablet, e o seu cliente se relaciona e compra de você. Reuniões virtuais, atendimentos online, compras pela internet, tudo isso ficou mais evidente e ganhou uma importância absurda no último ano. Afinal, os crescentes números de vendas pela internet demonstraram isso.
redução de custos
Quanto é necessário para manter uma loja física? Escritórios, consultórios, lojas, estabelecimentos físicos em geral precisam arcar com IPTU, aluguel, condomínio, móveis, utensílios, manutenção do local, dentre outras questões. Já um ambiente virtual possibilita a redução ou até mesmo elimina todos estes gastos, inclusive com mão de obra. Se você pudesse fazer uma redução? Não seria interessante? O modelo online proporciona isso para você.
Outro reflexo que a redução de custos possibilita é o aumento nas vendas. Mas como assim? Bom, já que você reduziu seus custos, agora pode mexer na sua margem de lucro tranquilamente para instigar as compras e melhorar as vendas. Pode trabalhar com descontos, principalmente no início do negócio, que é o momento onde mais se precisa que os clientes conheçam o seu produto ou serviço, não é mesmo?
tempo e praticidade
Aqui temos dois vieses, o seu e do seu cliente. Se fossemos medir o tempo em uma semana, um mês ou um ano, quanto você leva se deslocando até sua loja, escritório, etc? Teria como mensurar o tempo que perdemos com a família ou fazendo algo que gostamos simplesmente porque precisamos nos deslocar para trabalhar ou fazer compras? Tempo é o que temos de mais precioso, infelizmente não podemos compra-lo, mas podemos utilizar da melhor maneira possível.
O conforto e praticidade de vendar e entregar seus serviços do local que você escolher é impagável. Assim como para seu cliente, que pode receber tudo isso sem sair de casa. Ou seja, estamos falando de tempo, conforto, praticidade, redução de custos, aumento do alcance e muitas outras vantagens de ter uma empresa virtual.
observações importantes
Quando se trata de empresa virtual, alguns pontos seguem a legislação igual ao modelo tradicional, mas em outros, temos leis específicas. Portanto, mesmo estando no virtual por exemplo, você vai precisar de alvará de funcionamento, endereço (mesmo sendo coworking). Por outro lado, temos a lei do E-commerce: Decreto nº 7.962/2013, que traz diretrizes específicas, (conteúdo para outro post). Mas, trazendo apenas um exemplo, vamos imaginar uma loja física, lá o cliente olha o produto, confere, experimenta e compra. Já em uma loja virtual isso não é possível, logo, nestes casos o cliente tem o direito de arrependimento, seja porque não gostou, não serviu, não importa o motivo, nos casos de compras online o cliente tem 7 dias após o recebimento para devolve-lo.
Outro ponto importante é a elaboração de bons contratos, com clausulas que irão prever como se dará toda sistemática do seu negócio. Pois várias regras novas irão surgir e fazer contratos que tragam segurança para sua empresa e também para o seu cliente é essencial.
Por último, mas não menos importante, está a LGPD – Lei Geral da Proteção de Dados, que deve ser implementada por todas as empresas, isso no virtual e no físico. Existem 3 documentos importantíssimos que as empresas precisam ter em suas páginas: Política de privacidade, Política de cookies e Termos de uso. Para você entender melhor e saber o que significa isso tudo, você pode acessar a nossa playlist da LGPD no YouTube ou buscar os textos aqui no Blog.
Lembrando que para tudo isso você precisa contar com bons profissionais, o jurídico vai te dar o suporte que você precisa, desde a abertura, elaboração de contratos, análise da legislação e elaboração das políticas da LGPD que seu negócio vai precisar.