Diagnóstico Jurídico Empresarial 2

MISSÃO VISÃO VALORES (10)
Diagnóstico jurídico empresarial 2
ENTENDENDO a importância da MISÃO, VISÃO E VALORES

Se você chegou até aqui é porque já leu o primeiro post DIAGNÓSTICO JURÍDICO EMPRESARIAL (parte 1), mas, caso ainda não tenho lido, sugiro que comece por ele, onde tem perguntas chaves para entender como está o seu negócio e do que ele precisa! Com esta leitura você já ganhou uma boa base e com certeza aprendeu que:

 

  • Um NEGÓCIO REGULARIZADO é mais vantajoso e abre mais portas;
  • O CONTRATO SOCIAL é a certidão de nascimento da sua empresa e por isso não pode ser padrão;
  • Um ACORDO DE SÓCIOS  vai organizar a relação e poupar muita dor de cabeça;
  • Você faz CONTRATOS o tempo inteiro, e formalizar estes “acordos” é o melhor caminho;
  • É de extrema importância o REGISTRO DE MARCA, pois ela é o principal ativo da sua empresa;
  • SEPARAR AS CONTAS  pessoa física e pessoa jurídica é essencial para saúde financeira do negócio.
MISSÃO, VISÃO E VALORES

Além de toda essa parte objetiva, regularização do negócio, contratos em geral, registro, separação do financeiro pessoal do empresarial (afinal a empresa tem personalidade e vida própria), temos também a parte subjetiva da coisa, estou falando de MISSÃO, VISÃO E VALORES, que acaba por refletir diretamente em outra parte objetiva: A criação do seu Manual de Operações, mas este é um assunto que merece um post a parte.

Você pode estar pensando agora, definir a Missão, Visão e Valores é subjetivo demais! Ou ainda, o que isso vai ajudar na prática? Também pode estar lembrando que já viu muitas empresas com Missão, Visão e Valores estampados nas paredes, mas que na realidade eram dignas de piada!

Sim, muitas empresas fazem para cumprir tabela ou enfeitar as paredes! Mas tenho uma coisa para te dizer: Definir corretamente a Missão, Visão e os Valores da sua empresa é primordial para que ela tenha DIRECIONAMENTO!

No fantástico exemplo de Nakagawa ele explica da seguinte forma: “Imagine se você fosse convidado para entrar em um veículo que o levaria a algum lugar. Como se sentiria se não soubesse qual seria o veículo, o local, o momento de chegada ao destino nem as condições da viagem? Muitas empresas são assim. Seus dirigentes e colaboradores não sabem qual é o propósito de a empresa existir, onde e quando querem chegar e qual é a lógica do seu funcionamento.”

Bom, já deu para entender a importância depois desta introdução, não é mesmo? Então vamos às perguntas da segunda etapa do nosso DIAGNÓSTICO JURIDICO EMPRESARIAL:

1) O SEU NEGÓCIO TEM UMA MISSÃO OU PROPÓSITO BEM DEFINIDO?

Qual a Missão, ou ainda, usando um termo mais profundo, o Propósito pelo qual você abriu o seu negócio? E não estou falando de dinheiro ou lucro, pois isto é resultado, consequência! A missão/propósito vai dizer que tipo de impacto seu negócio vai trazer para o mundo, qual a razão de ser da sua empresa. Se você nunca pensou sobre isso, não tem um propósito claro e definido, este post vai te ajudar: QUAL É O PROPÓSITO DO SEU NEGÓCIO?

Importante mencionar que todas as pessoas envolvidas com a empresa precisam saber com clareza qual é a missão/propósito, pois a todo momento os funcionários e toda a equipe devem desempenhar suas funções com ela ressoando na cabeça como um “mantra”. Na verdade vou mais além, é necessário que todos acreditem, “vistam a camisa” e “levantem a bandeira” da empresa! Você deve trabalhar com pessoas alinhadas ao propósito do seu negócio.

Vamos de exemplo para ficar mais claro, vou trazer meu exemplo pessoal… Eu e minha sócia definimos o nosso propósito, o motivo pelo qual o nosso escritório existe: “Desconstruir a visão tradicional da advocacia (advogados resolvendo problemas no judiciário), através da atuação no preventivo (ou seja, focando na solução, antes do problema acontecer), sem formalidade excessiva, com uma linguagem simples, clara e objetiva, descomplicando o direito!

2) QUAIS OS OBJETIVOS, ONDE QUER CHEGAR, QUAL A VISÃO DO SEU NEGÓCIO?

Ok, missão/propósito definido, agora é o momento de se fazer alguns questionamentos: Aonde queremos chegar? Quando iremos chegar? Como eu quero que a empresa esteja daqui a X tempo?

Pode-se dizer que a visão é você olhando de binóculo a sua empresa lá na frente! É literalmente uma visão do futuro! Nela você vai traçar os objetivos da empresa, e, por meio de planos e estratégias vai poder medir ao longo do caminho se está dando certo, se a empresa está caminhando para a visão que foi definida.

Trazendo novamente o exemplo pessoal, a visão do nosso escritório é “Ser reconhecido como o escritório que descomplica a linguagem jurídica, que aproxima e empodera as pessoas/empresas em suas decisões (porque nós acreditamos que conhecimento é poder).

O que vamos fazer para ter este reconhecimento? Criar um canal no YouTube com muito conteúdo educativo com linguagem simples, criar conteúdo no blog com a mesma intenção. Atender os clientes e passar segurança e clareza nesta troca. Em quanto tempo almejamos ou medimos este reconhecimento? Abrindo uma nova filial em X tempo, por exemplo.

3) QUAIS SÃO OS VALORES DA SUA EMPRESA?

Os valores são princípios, comportamentos, que devem estar presentes na empresa. É a criação de uma lista, que geralmente é utilizada inclusive para processo seletivo e avaliação da equipe.

Assim como a missão deve ser um “mantra”, para estar sempre alinhados a ela, as atitudes e comportamentos de todos os envolvidos tem que estar de acordo! Novamente vamos de exemplo para tentar esclarecer: Alguns valores do nosso escritório são: Segurança, Clareza, Leveza, Conexão e transformação. 

O que isso quer dizer? Vamos pegar de exemplo o valor Clareza. Nós, nossos funcionários, parceiros, toda a equipe de trabalho se pauta neste princípio/comportamento, ou seja, quem utilizar uma linguagem complicada, cheia de termos técnicos (juridiquês), que o cliente não entenda, não está respeitando este valor primordial. Logo, isto pode ser utilizado como critério para contratação aqui no escritório. Se na entrevista por exemplo, o advogado falar ou escrever desta forma, ele não se encaixa no que buscamos, nada contra, apenas não condiz com o nosso objetivo de trazer uma linguagem simples, clara e objetiva.

Bom, acredito que deu para entender estes três pilares que sua empresa deve se fundar. Se ainda não criou a Missão, Visão e Valores, separe um tempo e reflita bastante sobre isso. Como dito anteriormente, isto vai refletir inclusive nas metas, objetivos e planejamento do seu negócio, sem contar que, sem um propósito bem definido, sua empresa só vai ser mais do mesmo, e tenho certeza que não é isso que você quer, não é mesmo?

Eu acredito no contrário, que você veio neste mundo e é único, um ser singular que vai expressar por meio do empreendedorismo (uma das formas que você expressa), sua colaboração com o mundo!

No mais… Eu desejo que você prospere!!!

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