O PAPEL DA LGPD NO CRESCIMENTO DO NEGÓCIO
O papel da lgpd na organização e crescimento do negócio

Você com certeza lembra da frase central na bandeira do nosso país, certo? Pois bem, “ORDEM E PROGRESSO” não é só uma frase bonita, ela tem um significado gigantesco, desde que, literalmente colocada em prática! O que eu quero dizer com isso? Quero dizer que organização é fundamental. Neste sentido, a LGPD desempenha um papel determinante para organização e crescimento do negócio.

Quando as coisas tem ordem dentro de uma empresa, ou seja, são organizadas por meio da criação de processos, você tem mais controle e possibilidade de medir o desempenho da sua equipe, do seu processo de vendas, do seu negócio como um todo.

Eu sempre digo que o maior desafio das pequenas e médias empresas diz respeito a organização. Por este motivo, muitos empreendedores não conseguem alavancar seu crescimento e acabam fadados ao insucesso.

No livro “O Mito do Empreendedor“, que por sinal temos um texto aqui no blog que vale a pena a leitura: As 3 identidades no mundo dos negócios, o autor Michael E. Gerber traz o conceito de que um negócio de sucesso se alcança quando os sócios trabalham PARA a empresa e não NA empresa.

O significa isso? Trabalhar NA empresa significa que o sócio é empregado do seu próprio negócio, ou seja, estamos falando de uma empresa totalmente CENTRALIZADA na figura do dono. Portanto, a almejada liberdade que você sonhou que teria ao abrir o seu negócio nunca irá se concretizar. Eu sinto ao fazer esta afirmação, mas, é a mais pura verdade!

 

governança

Bom, você deve estar se perguntando agora, e o que significa então trabalhar PARA a empresa? Significa completamente o oposto da afirmação anterior. Quer dizer que você tem um negócio com possibilidade de crescimento ilimitado, escalável, logo, trata-se de um modelo DESCENTRALIZADO e, portanto, vai exigir GOVERNANÇA da sua parte.

Para ter governança a empresa precisa de ORGANIZAÇÃO. A organização dará o CONTROLE que o sócio precisa para identificar o que não está bom, melhorar o que precisa ser melhorado, descartar o que não funciona. Assim, ele pode tomar as decisões com segurança e clareza, afinal tem uma regra de ouro de qualquer negócio de sucesso que diz: “O que não pode ser medido, não pode ser melhorado”.

Diante disso eu te pergunto: Você trabalha NA sua empresa ou PARA a sua empresa? Talvez você esteja pensando que tem grandes chances de ser um empregado do seu negócio. Posso afirmar que a maioria dos empresários são assim, acostumados a realizar o trabalho técnico, passando muito tempo realizando o operacional.

 

o papel da LGPD

Mas fique tranquilo! A solução para quem trabalha NA sua empresa está na adequação à Lei Geral de Proteção de Dados. A implementação da LGPD trará alto nível de organização para a empresa. Isto porque na fase de mapeamento dos dados são criados processos que identificam pontos de vulnerabilidade. Assim como riscos, ações de correção, garantindo segurança e crescimento para o negócio.

A LGPD traz a governança, a organização que uma empresa precisa para crescer, tudo isso como consequência da sua implementação. Além de estar em conformidade com a lei, garantir a credibilidade da sua empresa para com os seus clientes e fornecedores protegendo seus dados, ainda terá o controle sobre o seu negócio. Sim, isso tudo é possível!

Então, você ainda quer continuar trabalhando NA sua empresa ou PARA sua empresa?

Quer saber mais sobre a LGPD? Abaixo segue a playlist completa no nosso canal Descomplicando o Direito no YouTube, é só conferir!

Posts Relacionados