O QUE É LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS E O QUE MUDA NA SUA EMPRESA?
O que é LEI GERAL PROTEÇÃO DE DADOS? O QUE MUDA NA SUA EMPRESA? LGPD é a sigla da Lei Geral de Proteção de Dados não será mais adiada, porém ainda depende da sanção do Presidente.
Por que você, empresário, preciso saber o que significa LGDP? Qual a importância?
Bem, antes vamos entender pouco sobre o contexto em que a Lei foi criada.
A nova Lei de Proteção de Dados teve a sua aprovação acelerada depois dos escândalos em 2018. Empresas nacionais ou com sede no Brasil foram alvo de investigação da Justiça, pelo PROCON e Ministério Público Federal. Imagina se os dados da sua empresa estivessem envolvidos? O que o cliente ou consumidor pensaria sobre a sua empresa?
Para gente sua proteção vamos entender a LGPD um pouco melhor. O objetivo é que os titulares, ou seja, os donos das informações, tenham o direito não só de saber como os seus dados pessoais estão sendo coletados, processados, armazenados, distribuídos, compartilhados e descartados, mas também como podem ter maior controle sobre esses dados.
No mundo digital pode-se afirmar que informações valem mais do que petróleo. Você pode observar que ao visitar um site de compras, aquele determinado produto aparece para você durante semanas, isso é a informação sendo usada para vender algo que você supostamente quer. Além disso, é possível fazer utilizar os dados de inúmeras formas, como, por exemplo, definir quais propagandas você irá receber. É possível montar todo um perfil digital com as informações disponibilizadas pelos consumidores e é neste ponto que você, empresário, precisa estar atento à LGPD.
Nós deixamos nossos rastros em vários momentos. Os “likes” que das redes sociais são outro exemplo. Quais informações foram deixadas em uma farmácia, por exemplo, ao fazer um cadastro para ganhar desconto? Ou seja, existe uma identidade digital realizada a partir da coleta de dados.
Imagine as suas informações disponibilizadas para qualquer um? Imagine também como o seu cliente se sentiria se os dados vazados fossem da sua empresa? Ele continuaria comprando de você?
A partir da Lei Geral de Proteção de Dados, uma das exigências para utilizar qualquer dado pessoal para fins comerciais é o consentimento, ou seja, isso irá mudar a forma como as abordagens e interações são realizadas. Para capturar as informações do seu cliente em uma loja, ou ponto de venda, o consentimento do cliente será necessário, não podendo ser somente verbal, e o consumidor tem o direito de questionar e saber sobre o armazenamento e o que será feito com essas informações. Isso muda, por exemplo, diversas estratégias de marketing e de vendas!
A maneira como o marketing da empresa irá trabalhar irá mudar completamente, pois se antes para ganhar um e-book gratuito eu tinha que inserir inúmeras informações pessoais que não têm como fim o e-book, mas sim a captar informações para melhorar o funil de vendas, com a lei isso não será mais possível, pois terá que obter o consentimento, ou ter um justo motivo ou previsão legal para isso. As estratégias de marketing terão que ser mais elaboradas, mas não complexas, somente para manter o cliente atualizado de tudo o que acontece.
Isso são apenas exemplos simples para você começar a entender alguns conceitos, e o impacto da lei no seu dia a dia, no seu cliente e na sua empresa. Muita coisa irá mudar, não é mesmo?
Para te ajudar a entender mais sobre a Lei Geral de Proteção de Dados, criamos uma série de vídeos no Youtube onde Descomplicamos a LGPD que você pode assistir, aprender e nos mandar suas perguntas, caso tenha dúvida. Nosso intuito é te informar para você tomar suas melhores decisões de forma leve e empoderado.
Lembre-se de consultar um advogado especializado em LGPD para garantir a segurança e a credibilidade da sua empresa!