O efeito da LGPD no marketing da sua empresa

LGPD no Marketing

O EFEITO DA LGPD NO MARKETING DA SUA EMPRESA

A Lei Geral de Proteção de Dados chega para ajudar você empresário a rever seus processos de marketing e a melhor parte disso? É para melhor! Acredita?

O post de hoje foi escrito para te ajudar a descomplicar a Lei Geral de Proteção de Dados pode te ajudar a ter uma empresa melhor administrada, com melhor reputação e, principalmente, focada no cliente. Vamos lá?

O primeiro ponto é que a lei é aplicável a qualquer pessoa física ou jurídica que captura, retém e/ou trata os dados de seus clientes, fornecedores e parceiros, e não importa se esses dados estão no mundo online ou no offline, ou seja, todo mundo que tem um negócio, certo? Então o número do seu cliente que está no seu celular entra aqui. O e-mail que manda para um fornecedor ou cliente, também. Cada registro!

O mais interessante de tudo isso é o que a LGPD irá trazer de mudanças no seu negócio, pois a primeira coisa que terá que entender é que não poderá mais ficar capturando e-mails, telefones e outras informações do seu cliente sem prévia autorização e também não poderá enviar mensagem sem essa permissão, por escrito. Talvez você já tenha percebido que no mundo online, algumas empresas que já estão acompanhando a GDPR, uma versão da lei na Europa, há alguns anos já utilizam duplo opt-in, por exemplo.

Esse processo parece mais “trabalhoso” mas na verdade a LGPD no Marketing de uma empresa acaba tendo uma função de filtro. Ou seja, quem não está interessado verdadeiramente, não entrará na sua base de dados. Isso também é importante, pois reduz seus custos com armazenagem, segurança e tratamento de dados.

O processo de marketing é um jogo que mistura captura e processo de  seleção.

Nem todo mundo é cliente da sua empresa e de forma estratégica é necessário rapidamente excluir os “curiosos” e focar naqueles que estão prontos para comprar e aqueles que estão há um passo de executar a compra, faltando aquele empurrãozinho do vendedor. Você já parou para pensar se você é o empresário que corre atrás de seus clientes ou se é aquele que atrai os clientes? Que tipo de estratégias você tem usado?

Outro ponto importante em relação aos dados está relacionado ao processo de comunicação com o cliente. A permissão dele também possui duplo efeito. O efeito legal, de estar dentro da LGPD, mas também o efeito psicológico de abertura mental para receber o seu conteúdo, informes e promoções. Dado a permissão o cliente recebe sem se sentir invadido pela sua marca, está mais aberto e receptivos para consumir o que enviou. Ficamos imaginando o quão interessante você deve ter achado essa informação.

Um ponto que não podemos deixar de passar é o propósito do uso da informação do cliente, por exemplo, se você for pegar a informação do seu cliente para um sorteio, o que é necessário para identificar o cliente? Nome e CPF, certo? Talvez e-mail e celular para comunicar a vitória. Por que, muitas vezes, pega-se endereço? Qual será a utilidade dessa informação? Algumas vezes por pesquisa, mas na maioria das vezes não é necessária.

Se a informação não tem propósito relevante dentro do seu processo de identificação e comunicação com o cliente, ela não precisa estar no seu banco de dados.

Além do propósito, o tempo de uso dos dados é relevante. No caso anterior, falamos de uso em sorteio, certo? Acabou o sorteio, os dados precisam ser descartados, pois o consentimento do cliente é apenas para aquele evento.

Ok, como você  pode implementar algumas dessas ideias em sua empresa?

  1. Em sua lista de e-mails, sempre utilize a dupla confirmação.
  2. Peça a permissão para enviar e-mail, whatsapp e até cartas para seu cliente, isso trará um reconhecimento em relação ao respeito que você tem pelos seus clientes. Inclusive se o cliente permitir, você aumenta suas chances de venda, lembra do processo cognitivo acima?
  3. Garanta a proteção dos acessos aos dados. Coloque regras para os acessos e quem pode o que. Dentro da nossa consultoria em LGPD, um dos processos é o desenho de quem tem acesso a que tipo de informação, garantindo também a integridade da empresa caso um funcionário não respeite as regras do seu negócio.
  4. Assista esse vídeo com o Marcus Oliveira, onde ele nos explica os 5 erros básicos da segurança da informação na LGPD.

Existem muitos detalhes na Lei Geral de Proteção de Dados que ainda passam pelo marketing e por diversas outras áreas da empresa. Para todos os processos analisamos, mapeamos, apontamos as melhorias, refazemos os contratos e até implementamos tecnologias, tudo para garantir a adesão a Lei.

Tá, mas quais são as punições? Se eu não atender a lei? Existem diversas penalidades que vão de multas até publicização da infração e podendo até bloquear acesso aos dados de seus clientes e parceiros, ou seja, uma trava em seus negócios. Porém, podemos explorar isso em outro post aqui no Blog.

Viu como a LGPD no Marketing da sua empresa irá na verdade trazer benefícios? Percebe como pode ser útil?

Então acesse nossa playlist no youtube para aprender mais sobre a LGPD ou leia mais posts aqui no blog. Quanto mais você aprender, mais poderá adequar a sua empresa e melhor preparado estará para crescer.

Deixe seus comentários com dúvidas que teremos prazer em te responder.

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