Internacionalize a sua empresa

Internacionalize a sua empresa

INTERNACIONALIZE A SUA EMPRESA

Se você chegou aqui eu imagino que você está pensando como internacionalizar a sua empresa, expandir a empresa para fora do Brasil, ou talvez esteja curioso para saber o que é necessário para vender seus produtos e serviços em outros países, não é mesmo?

Talvez você não saiba que tipo de negócios podem ser feitos para essa expansão, tipos de contratos e os elementos necessários e esse texto é para trazer luz para sua consciência e quem sabe a gente pode te ajudar com os detalhes em uma conversa?

Nesse texto vamos falar de 3 pontos básicos: tipos de negócios, contratos e sua segurança, pois ao compreender esses elementos, você estará mais preparado para tomar uma decisão mais assertiva e começará a preparar os acordos necessários para essa comercialização.

TIPOS DE NEGÓCIOS

A primeira coisa que você precisa decidir é como irá entrar em outro país, ou até mesmo como irá importar produtos e serviços de outros países. Alguns dos processos são mais simples e acessíveis, outros são mais complexos e demandam maior conhecimento do mercado e das leis do país.

Isso é tão importante que, por exemplo, ações de marketing que podemos fazer em algumas cidades do Brasil, não podem em outras, como por exemplo em São Paulo não é mais permitido o uso de outdoors ou qualquer outra comunicação que polui o visual da cidade. Esse exemplo simples é uma prática que poucas pessoas entendem, mas isso se desdobra para formas de comercialização, logística e operação. Como em Paris que existe uma regra de distribuição logística específica para o abastecimento de locais comerciais ou países que possuem regras mais rígidas que as brasileiras em relação aos recursos humanos.

Então, vamos entender como você pode entrar em outros mercados?

DISTRIBUIDOR PARCEIRO

Talvez você queira começar encontrando um distribuidor no país-alvo e permite que ele comercialize seu produto. Esse é o contrato mais simples, pois é um contrato de compra e venda respeitando as características do país comprador, assim você só precisa adaptar o seu produto para eles. Seu distribuidor irá fazer o comércio, marketing e a operação. Você irá fazer a entrega dos produtos ao fornecedor logístico junto com toda a papelada. A desvantagem desse processo é que você não terá total controle sobre a sua marca, deixando o parceiro mais livre (e é aqui que um contrato bem elaborado entra!).

SÓCIO ESTRATÉGICO

Outra opção é se aliar a um sócio no país alvo e construir com ele uma nova empresa. O sócio internacional conhece o mercado, conhece as leis e as regras e ajudará você a entrar no mercado. Ele será a chave que irá abrir as portas, porém vocês ainda terão que construir a empresa, sua operação e administração. Aqui seu investimento sobe um pouco, mas é totalmente viável. Uma característica muito comum é que os países pedem, em sua maioria, um sócio residente ou nacional. Então essa é uma opção muito considerada tanto para entrar em outros países como para você representar, ou ser parceiro, de empresas do exterior. Os acordos aqui são mais sensíveis e recomendamos um acompanhamento com muito zelo.

ENTRADA DIRETA

A opção mais complexa, mas que permite 100% de lucro e controle em suas mãos. Nessa opção, que recomendamos somente para empresas muito sólidas e saudáveis financeiramente, você irá investir 100% para criar um negócio no exterior. Talvez você queira expatriar um sócio, um diretor ou um parceiro para cuidar da filiar. Lá será necessário a identificação de todas as regras, leis e oportunidades, e ficará a cabo de seu jurídico identificar todas as aberturas e bloqueios de sua operação a partir daqui, do Brasil.

Esses são apenas 3 exemplos de como podemos abrir sua empresa lá fora, te ajudar a receber em moeda estrangeira e protegendo seu mercado. Recomendamos junto com esse processo uma assessoria financeira para criar estratégias futuras de proteção cambial. Porém o mais importante é estudar os elementos que facilitam a sua entrada e, principalmente, o que pode dificultar sua vida no outro país. Faz sentido para você?

Se quiser agendar uma conversa, fique à vontade para a gente te ajudar a esclarecer essas oportunidades e te ajudar a criar um plano de entrada. Clique aqui para nos chamar direto no whatsapp.

 

CONTRATOS

Se você for analisar, todas as relações do nosso cotidiano são baseada em contratos. Quando você faz uma compra na internet e recebe a encomenda em sua casa sob determinadas condições de pagamento e garantias, isso nada mais é do que um acordo entre partes.

Na internacionalização de uma empresa os contratos são partes fundamentais para o sucesso e prosperidade dos negócios. Já presenciamos acordos mal elaborados que deixaram exportador sem receber, sem controle de seus produtos e ainda recebendo multas do governo de outro país, pois não seguiram a legislação corretamente. Imagino que você não queira passar por esses apertos, não é mesmo? Nós também preferimos que não.

Aliás, aqui em nosso escritório, preferimos trabalhar com o preventivo, com a segurança e com a liberdade para prosperar do que resolver os conflitos por acordos mal confeccionados. Preferimos a liberdade de agir e de ganhar do que a tentativa de redução de uma penalidade. O que você prefere?

Continuando com os contratos, o que é importante pensar quando falamos desses acordos?

Um contrato internacional envolve mais de um sistema jurídico, isso quer dizer que existe as regras do nosso país e as regras do país importador. Isso é aplicado quando existe sede em ambos os países ou quando existe a negociação entre duas empresas em países distintos.

Os principais elementos que configuram um contrato internacional, porém não só eles, são:

LIBERDADE DAS PARTES

Isso quer dizer que você e a outra parte podem escolher como querem construir essa empresa ou negociação de acordo com suas vontades. Pode parecer simples, mas é de extrema importância a comunicação e o desenvolvimento das cláusulas de abertura, de decisões e de encerramento. Geralmente fazemos perguntas onde a resposta dos nossos clientes geralmente é: “nunca parei para pensar nisso.” Porém, fique tranquilo, é nosso papel te ajudar a decidir o que é o melhor no longo prazo para você e para sua empresa, seguindo sempre as leis de cada nação.

ESCOLHA DO FORO

Se houver conflito, onde será dada a resolução? Geralmente esse é um ponto que os empresários deixam de lado e escolhem até priorizar o outro, porém se você tiver que defender a sua parte em outro país, você estará preparado para resolver os conflitos lá?

Outro exemplo importante é o da falta de contrato nas comercializações e o parceiro descumpre com o acordo. Onde você acredita que terá que executar a ação? Do Brasil? É bem provável que não. Você terá que remanejar uma equipe para buscar o que é seu de direito, e muitas vezes sem os papéis corretos é muito complicado reaver os danos.

DEFINIÇÃO DAS REGRAS E PENALIDADES

Além da liberdade de decisão das partes, citado acima, é importante definir as regras de negócio e principalmente o que acontece ao não cumprimento de uma das partes. Quero citar um exemplo de uma empresa com contrato com o Irã para fornecimento de material. Nesse contrato há uma definição clara do que acontece ao não cumprimento do acordo. Está claro como será realizado o cálculo da multa, sob quais condições, qual moeda e principalmente o foro e direito aplicado. Se o fornecedor do Irã não cumprir, você pode ativar as autoridades para o exercício dos contrato.

Parece simples, pois nosso objetivo é descomplicar o direito para você, mas é um trabalho detalhado que nós fazemos com você para assegurar que você tenha tranquilidade em sua operação.

 

SUA SEGURANÇA

Um dos grandes equívocos que vivemos diariamente é a que o jurídico é um opressor que complica as negociações e atrasa alguns projetos, porém aqui na Severo & Scalco Advocacia isso não é uma verdade, pois acreditamos que o jurídico é um parceiro de decisão dos empresários. A intenção é te proteger dos outros e de você mesmo, estimulando assim sua criatividade empreendedora e potencializando sua liberdade para prosperar.

Quando temos que resolver conflitos, infelizmente a maioria das vezes é para reduzir danos e essa é uma maneira muito triste de ver empresários e equipes que trabalham com dedicação para construir seu patrimônio e perdem pela falta de um acordo estruturado, que não teve um olhar completo sobre o antes, o durante e o depois.

Por isso queremos estar contigo nessa jornada para te ajudar a ter a operação mais protegida possível dentro das leis de cada país, garantindo tranquilidade para os sócios e parceiros e deixando livre a energia do prosperar em cada negócio.

Essa é a nossa rápida apresentação sobre o processo de internacionalização da sua empresa, queremos que você analise com atenção os tópicos apresentados para tomar a sua decisão.

Queremos também te convidar, caso tenha dúvidas, para entrar em contato com a gente, para te ajudarmos nas suas decisões e quem sabe te ajudamos a levar a sua empresa para países com segurança, harmonia e leveza nas negociações?

Entre em contato com a gente por e-mail ou por whatsapp.

Posts Relacionados