Qual impacto da LGPD nas empresas?
Você sabe qual impacto da LGPD nas empresas? Posso te adiantar que são muitos! “O que ocorre é que antes da LGPD é possível afirmar que não havia uma consciência sobre a relevância acerca do uso dos dados pelas empresas como parte do cotidiano”.
Vale ressaltar que todas as empresas já trabalham com dados. Ou seja, esse fato em si não é uma novidade, já que todas as empresas fazem o tratamento de dados não importa o tamanho. A diferença é que algumas tem mais funcionários, outras um banco de dados maior, outras trabalham com dados para desempenhar o seu exercício.
Não há uma empresa que não faz minimamente um cadastro em que solicita nome, CPF, e-mail, telefone de um cliente ou para capturar um possível lead. Isto porque as empresas possuem funcionários, terceirizados, parceiros, e, em alguns casos tratam dados sensíveis como: Tipo sanguíneo, dado biométrico, orientação sexual, raça, religião.
Antes da LGPD pode-se afirmar que não havia uma consciência sobre a relevância das informações que fazem parte do cotidiano de qualquer empresa. Porém, não
estamos afirmando que não será mais possível o tratamento dos dados, mas sim, que a perspectiva sobre o assunto mudou.
O objetivo hoje é que se analise antes de mais nada se efetivamente este dado que está sendo coletado é necessário. Exemplo, será que uma manicure precisa do CPF para fazer a unha?
A ideia é que isso fique automático e que os consumidores irão prestar mais atenção a estas questões, e aqui adentramos no primeiro impacto que a empresa terá com a LGPD:
1º impacto: SOLICITAÇÃO DOS USUÁRIOS
O primeiro impacto é a solicitação dos usuários acerca das informações que a empresa tem sobre ele. O que está sendo coletado, armazenado, se a empresa está repassando para terceiros ou não, por quanto tempo ficam guardadas, etc.
A empresa deverá responder a estes questionamentos e demais direitos que surgem com a Lei. Caso contrário, poderão acabar respondendo pela violação dos direitos dos consumidores em órgãos administrativos como PROCON´s e judiciário.
Diante disso, na minha opinião o primeiro impacto será na criação ou modificação de um sistema para atendimento das solicitações dos titulares (donos) das informações. Seguido do marketing, recursos humanos e na necessidade de criação ou melhoria de processos para garantir o sigilo das informações e isso se faz com boas práticas, ou seja, governança.
Se quiser saber mais só acessar a playlist no canal do youtube Descomplicando o Direito, clicando aqui. E conferir o vídeo sobre quais setores mais impactados pela LGPD.