você já ouviu falar em marketing médico?
Cada vez mais os profissionais estão indo para as redes sociais para divulgar o seu trabalho, não é mesmo? Com os médicos não é diferente! Com certeza você já ouviu falar em Marketing Médico? Não? Tenho uma afirmação fazer: Quem está no mundo digital tem vários “pontos” a mais do que aquele que não está.
Hoje em dia, antes de qualquer coisa, a gente faz o que? Dá um Google! Queremos conhecer aquele profissional, ver se ele se encaixa no que buscamos, analisar cada detalhe. Neste quesito, as redes sociais também são ferramentas muito utilizadas para esta pesquisa de campo!
Sem contar que, apesar de ser uma área em ascensão, os profissionais também enfrentam a concorrência do mercado devido ao número massivo de médicos que se formam todos os anos. Mas você pode estar se perguntando como as redes sociais ajudam exatamente?
As redes sociais são um caminho para o profissional buscar seu reconhecimento na sociedade! Porém, é preciso ter cuidado com o marketing médico, justamente pelas restrições do Código de Ética e do Manual de Publicidade Médica
Tudo isso precisa ser muito bem observado para que os médicos não sofram penalidades junto ao seus Conselhos. É importante ter em mente que a ajuda de um profissional qualificado, que entenda as restrições, é fundamental neste caso!
As redes sociais e a exposição no mundo online é a nova realidade para TODOS, sem exceção, mas, a forma como será feita essa exposição e as limitações da profissão devem sempre ser observadas, já que nem tudo é liberado. Então, a pergunta que não quer calar é, quais redes sociais o médico pode ter?
Médico pode ter SITE, BLOG, INSTAGRAM, FACEBOOK e LINKEDIN? Que tipo de postagens este profissional pode fazer?
Pode sim!
Pode ser publicado conteúdo informativo por meio dessas redes sociais.
O que é vedado pelo Conselho Federal de Medicina é que os médicos utilizem dessas redes sociais como uma forma de autopromoção e sensacionalismo.
Como se daria essa autopromoção e sensacionalismo? Bom, por exemplo utilizar expressões como: a melhor técnica, resultado garantido, o melhor aparelho, ISSO NÃO PODE DE JEITO NENHUM, estas expressões caracterizam a autopromoção e sensacionalismo! Assim como utilizar nas publicações e postagens as fotos de antes e depois de um paciente por exemplo.
Mas você pode estar se perguntando agora, e se, o paciente autorizou o uso da sua imagem, será que mesmo assim não posso usar?
A resposta é NÃO! Mesmo com autorização é vedada a utilização de imagem dos pacientes, exceto em eventos ou trabalhos científicos em que for imprescindível o uso de imagem, e, desde que, autorizado expressamente pelo paciente.
Vamos de exemplo para ficar mais claro o que os médicos podem fazer. No caso de uma dermatologista, ela pode falar dos cuidados necessários para a pele oleosa e para a pele seca, pode explicar os tipos de protetores faciais, os tratamentos indicados para os casos de melasma, o que é peeling… enfim, TUDO QUE SEJA A TÍTULO DE INFORMAÇÃO para as pessoas, ou seja, passar conhecimento, e, sempre deixando bem claro que cada organismo é único e pode reagir de formas diferentes. Se o marketing for de conteúdo, o profissional não terá problema algum, e, desde que, qualquer método divulgado também seja reconhecido cientificamente.
“O novo marketing é educar, interagir e conversar para entender o cliente” – Rafael Rez, autor do livro – Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI.