Depois de entender a importância de estar no mundo online, entender que existem peculiaridades quando se trata de marketing para profissionais da saúde, surgem muitas perguntas quando o assunto é marketing médico, O QUE e COMO fazer marketing sem infringir o código de ética.
Se esta informação é novidade para você, confere primeiro este texto do BLOG antes de seguir com esta leitura: Você já ouviu falar em Marketing Médico?
Bom, vamos as dúvidas! Abaixo seguem as perguntas mais frequentes quando o assunto é marketing médico:
Quais informações o médico deve constar no seu site, na bio do Instagram, qualquer outra rede social ou estabelecimentos?
- Seu nome;
- Seu número no Conselho Regional de Medicina, com o estado da Federação no qual foi inscrito e;
- Registro de Qualificação de Especialista (RQE) quando anunciar a especialidade. Lembrando que de acordo com o decreto lei 4.113/42, o médico pode anunciar até 2 RQE’s, mais do que isso é proibido.
- Nos anúncios de estabelecimentos de saúde, devem constar o nome e o CRM do diretor técnico.
Se você médico possui uma especialidade pouco conhecida ou então que o nome acaba por dificultar o entendimento pela sociedade, é perfeitamente possível a divulgação que é especialista ou que cuida de determinados tipos de órgãos ou doenças, para que a comunicação seja ainda mais clara.
Exemplo, ao invés de falar que é cardiologista, especialista em coração.
O paciente postou fotos e elogios. Posso ter algum problema com isso?
Na prática o médico não tem como ter um controle das postagens e elogios que o paciente possa vir a fazer de alguma cirurgia ou tratamento que obteve satisfação e então quis tornar isso público, então o Conselho não pune esse tipo de atitude, porém quando feito de forma reiterada, pode ser interpretado de uma outra forma, isso pode acabar demonstrando que há um acordo entre o médico e seus pacientes para fazer esse tipo de divulgação, e aí o Conselho pode sim investir e aplicar algum tipo de infração ética.
Mas você pode estar se perguntando, e o REPOST desses elogios? Apesar de não ter nada em específico sobre os reposts, o aconselhável é não publicar, pois uma coisa é o cliente elogiar, outra é o médico publicar novamente.
Anúncio dos equipamentos e aparelhagem, é possível?
Sim, é perfeitamente possível. E a divulgação é permitida tanto pelo médico quanto pelas instituições. O que não pode é anunciar de uma forma privilegiada, ou seja, usar expressões como ‘o melhor, o mais moderno’, pois isso caracteriza a autopromoção e o sensacionalismo.
O médico pode conceder entrevista?
Pode sim, e aqui mais uma vez reforço, sempre a título de esclarecer e educar a sociedade sobre um determinado assunto. E aqui o cuidado é com o número de telefone o endereço da clínica que não podem ser divulgados, nem pelo médico e nem por quem está entrevistando, porque isso é considerado autopromoção.
Nestas participações, o médico deve ser identificado com nome completo, registro profissional e a especialidade junto ao Conselho Regional de Medicina, bem como cargo, se diretor técnico médico responsável pelo estabelecimento.
As homenagens são permitidas?
Podem sim ser homenageados por instituições acadêmicas, por órgãos públicos, e por associações médicas. O que não pode é a participação em eventos e concursos cuja a finalidade seja escolher, por exemplo, o melhor médico, o médico do ano, a melhor clínica. Isso não é permitido.
E quanto a pós-graduação, o médico pode divulgar?
Não pode fazer a divulgação de pós-graduação que não seja reconhecida como especialidade pelo CFM, por exemplo, o caso da medicina estética, não é reconhecida pelo Conselho como uma especialidade então o médico não pode fazer anúncio dessa pós-graduação.
Da mesma forma, não se pode anunciar pós-graduação em área que o médico não seja especialista, então por exemplo, você fez uma pós em cardiologia, mas não possui o título obtido após passar por uma residência médica de cardiologia ou por avaliação de sociedade de especialidade reconhecida pelo CFM, não pode fazer a divulgação dessa pós.
Mas os treinamentos e pós-graduações, se relacionados com a sua área de especialização, podem sim ser divulgados, desde que tenham registro no CRM local.
Os estudantes de medicina, podem divulgar sua rotina?
Podem sim, sempre mantendo o respeito pela sociedade e o sigilo dos pacientes. Em momento algum pode ter a divulgação de fotos de pacientes no centro cirúrgico, por exemplo, mesmo que seja apenas parte do corpo. Não pode.
Deu para perceber que este assunto é um pouquinho delicado, não é mesmo? Se você ficou com alguma dúvida ou tem alguma pergunta para acrescentar neste rol, coloque abaixo nos comentários que vou ter o prazer de responder para você!